Ser artista sempre foi o sonho de Gilmar Stahl. E só se tornou realidade depois dos 40 anos, ainda que o encantamento pelas artes sempre tenha inspirado seu olhar para o cotidiano.
O desenhista – e também pintor figurativo, escultor e curioso sobre o universo da arte – aprendeu sozinho as técnicas que hoje aplica em seus trabalhos. Gilmar Stahl coleciona grandes reconhecimentos em exposições coletivas internacionais e também o prestígio de admiradores nos Estados Unidos e na Itália, que levaram suas obras mundo afora.
“Lembro que desenhava deitado no chão da cozinha, enquanto minha avó fazia o almoço pra família. Era ela que cuidava de mim e do meu irmão enquanto meus pais trabalhavam num pequeno açougue. Lembro também de fazer desenhos para os colegas e de revirar os livros de pinturas na biblioteca. Mais tarde, tive um período onde fazia charges e tiras para o jornal. Pintei algumas telas, mas só como hobby”,
O tempo passou e, por anos, Stahl trabalhou na empresa de carnes da família. “A empresa fechou e eu estava sem oportunidade de trabalho. Conheci a Lourdes Berti e, por incentivo dela, voltei a pintar”, conta. Em 2003, Stahl expôs pela primeira vez na Casa do Artista.
“Foi um sucesso, assim como todas as exposições que fiz em Gramado no Centro Municipal de Cultura. Passei então a viver de arte, e hoje não saberia explicar como esta transformação foi bem-vinda em minha vida.”
Gilmar Stahl
Stahl é autodidata e guiado pela curiosidade. Sempre há algo novo para aprender. “Busco me educar dentro do universo da arte de maneira ampla, estudando pela internet e conhecendo outros artistas. Admiro grandes mestres como Picasso, Monet, Kandinsky, Chagall, Pollock, Mondrian, Modigliani e muitos outros. Tenho uma vasta lista de artistas que sigo nas redes sociais, pois procuro estar sempre bem informado”, afirma. O artista busca a liberdade para criar. “Minha técnica molda-se conforme construo minha própria identidade artística. Tenho certeza de que devo seguir aprendendo cada vez mais outras técnicas. Já estou envolvido em produzir esculturas”, adianta. O atelier de Gilmar Stahl é destino muito visitado por turistas que querem conhecer a cidade e seus personagens. A arte deu vida nova ao antigo abatedouro da família, que se transformou num espaço de criação.
“Descobri que no mundo que estou construindo não sou somente o artista; entendi que também sou a própria obra. Arte é para todos”
Gilmar Stahl
Atelier de Gilmar Stahl
Estrada Serra Grande, 2300 – Gramado – RS – Brasil
Atendimento: sábados e domingos das 10h às 18h
Demais dias da semana mediante agendamento prévio
Telefone: (54) 99945.7667