Conheça o Grande Otelo: Um dos mais importantes atores brasileiros, homenageado pelo Hotel Siena

Sebastião Bernardes de Souza Prata, mais conhecido como Grande Otelo, foi um ator, comediante, cantor, produtor e compositor brasileiro. Grande artista de cassinos cariocas e do chamado teatro de revista, participou de diversos filmes brasileiros de sucesso, entre eles, as famosas chanchadas nas décadas de 1940 e 1950, que estrelou em parceria com o cômico Oscarito, e a versão cinematográfica de Macunaíma, realizada em 1969. É frequentemente citado com um dos mais importantes atores da história do Brasil.

Sua vida teve várias tragédias. Seu pai morreu esfaqueado e a mãe era alcoólatra. Quando já era um ator consagrado, sua mulher cometeu suicídio logo após matar com veneno seu filho de seis anos de idade, que era enteado do ator.

Em 1942 participou do filme It’s All True, de Orson Welles. O intérprete e diretor norte-americano considerava Grande Otelo o maior ator brasileiro.

Fez inúmeras parcerias no cinema, sendo a mais conhecida com Oscarito. Depois os produtores formariam uma nova dupla dele com o cômico paulista Ankito. Otelo passou por um período de crise, até voltar ao sucesso no cinema com sua grande atuação como o personagem título de Macunaíma (1969), baseado na obra de Mário de Andrade.

A partir dos anos 1960, Otelo passou a ser contratado da TV Globo, emissora na qual atuou em diversas telenovelas de grande sucesso, como Uma Rosa com Amor. Também participou do humorístico Escolinha do Professor Raimundo, no início dos anos 1990. Seu último trabalho foi na telenovela Renascer, pouco antes de morrer.

Grande Otelo morreu em 1993, de um infarto fulminante, ao desembarcar em Paris, de onde seguiria para uma homenagem que receberia no Festival dos três continentes em Nantes. Foi enterrado no Cemitério São Pedro em Uberlândia (Minas Gerais), sua cidade natal, onde recebeu, segundo a obra The Great Othelo, de Israel Foguel, “um gigantesco cortejo pela cidade enlutada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo...